sábado, 24 de maio de 2014

Enviar Currículos

Tenho visto e analisado muitos currículos ultimamente e aquilo que noto é que muita gente não os sabe fazer.
Ora, quando respondemos a um anúncio de emprego temos de ter o cuidado de passar uma imagem cuidada da nossa pessoa.

Enviar CVs por email e não escrever absolutamente NADA na mensagem é logo um BIG NO. Passa a imagem de que não nos esforçamos e isso, garantidamente, vai influenciar a pessoa que está do outro lado a analisar as candidaturas. Devemos, sim, aproveitar o espaço da mensagem para fazer uma pequena carta de apresentação; falar um pouco sobre as nossas competências e sobre os motivos que nos levam a candidatar especificamente àquele emprego. Tendo SEMPRE o cuidado de não dar erros, ortográficos e/ou semânticos.

currículo deve ser estruturado de acordo com certos parâmetros. O modelo mais utilizado actualmente é o Europass, que é facilmente encontrado na internet.
O tipo de letra deve ser algo como Times New Roman ou Arial e nunca, mas mesmo nunca, usem tipos de letra ao estilo Comic Sans MS ou piores. São muito bonitas, sim, mas não são nada profissionais. E no currículo acima de tudo temos de ser isso mesmo, profissionais.

A colocação da fotografia é opcional, se bem que quase todos os empregadores a peçam. Mas TEM de ser uma fotografia sóbria e profissional e não uma foto que se coloca nas redes sociais, com roupas curtas e em poses duvidosas. Acreditem, nenhum recrutador quer ver isso e esses são os primeiros currículos a ser apagados. E, inacreditavelmente, cerca de 50% dos CV’s que vejo diariamente têm fotografias desse género.

Se queremos que nos vejam como pessoas profissionais, devemos jogar com o que temos a nosso favor para o parecer.
Enviar um CV com uma boa apresentação não dá a garantia de conseguir o emprego, mas enviar um com uma apresentação desleixada e descuidada nem sequer nos deixa ter uma hipótese.

1 comentário:

*Todos os comentários são lidos com muito carinho e atenção.

Obrigada pelo seu comentário!